ECONOMIA UEM






O Curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá foi criado juntamente com a então Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá (FECEM), pela Lei Estadual no. 4.070, de 28 de agosto de 1959. Autorizada a funcionar pelo Decreto Presidencial no. 48.431, de 27 de junho de 1960, a FECEM foi instalada oficialmente em 20 de setembro de 1960, pelo então Governador do Estado do Paraná, Sr. Moisés Lupion. A implantação do primeiro curso da FECEM, Ciências Econômicas, deu-se no início de 1961. O reconhecimento do Curso foi conseguido através do Decreto no. 61.584 do Governo Federal. A incorporação do Curso à Universidade Estadual de Maringá ocorreu com a criação da mesma, pela Lei no. 6.034, sancionada em 06 de novembro de 1969, e pelo Decreto no. 18.109 do Governo do Estado do Paraná, de 28 de janeiro de 1970, No entanto, permaneceu sob o controle e denominação da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (FECEM) até o reconhecimento da Universidade Estadual de Maringá, em 11/05/1976, pelo Decreto Presidencial no. 77.583, e com a implantação da Reforma Universitária no mesmo ano (1976).

O primeiro concurso público para contratação de docentes foi realizado em 16 de fevereiro de 1961. No primeiro ano de funcionamento do Curso, 1961, foram matriculados 27 alunos e a primeira colação de grau ocorreu em 14 de janeiro de 1965, com 14 diplomados que haviam concluído o Curso em 1964. 

Em 2011 foi comemorado o Jubileu de Ouro do Curso de Ciências Econômicas da UEM, e diversas atividades especiais foram desenvolvidas no decorrer do ano. O Centro Acadêmico de Economia (CAECO) esteve presente em todas, ocupando a posição de organizador em algumas dessas ações.






No ano passado o curso de Ciências Econômicas da UEM voltou a alcançar a pontuação máxima na edição 2012 do Guia do Estudante - Profissões e Vestibular, publicação tradicional da Editora Abril, reconhecida por estabelecer parâmetros para estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos interessados na avaliação das condições de cursos de graduação em instituições de ensino superior de todo o País.


No aspecto científico, os acadêmicos do Curso de Ciências Econômicas da UEM, têm a possibilidade de participar do Programa de Educação Tutorial (PET/Economia), Empresa Junior de Consultoria (ADECON), Programa de Estágio Supervisionado em Empresas, Monitoria, Projetos de Iniciação Científica PIBIC e PIC (com bolsa CNPq/FA/UEM), Boletim de Conjuntura Econômica do Departamento e Laboratório de Econometria. Os acadêmicos envolvidos nestas atividades científicas dispõem de salas próprias para cada modalidade, com unidades de computadores em rede “internet”. Anualmente o Departamento de Economia realiza a “Semana do Economista”, com apresentação de trabalhos dos acadêmicos envolvidos nas atividades científicas sob orientação docente.



O Departamento de Economia da UEM é dirigido pelos seguintes professores:

Prof.ª Dra. Rosalina Lima Izepão
Chefe do Departamento de Economia

Prof.ª Marina Silva da Cunha
Chefe Adjunta do Departamento de Economia

E coordenado pelos seguintes professores:

Prof. Ms. Antonio Zotarelli
Coordenador do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas

Prof. Dr. Robson Luis Mori
Coordenador Adjunto do Conselho do Curso de Ciências Econômicas